terça-feira, 6 de junho de 2023

Aula 4 - Propaganda da Bombril

 



História da Bombril






A Abrasivos Bombril Ltda foi estabelecida em 14 de janeiro de 1948, em São Paulo, pelo fundador Roberto Sampaio Ferreira. A inspiração para sua criação veio da dificuldade das donas de casa em limpar panelas de alumínio, que não eram facilmente higienizadas com as tradicionais esponjas. Sampaio acreditava que as esponjas de lã de aço produzidas por sua empresa poderiam suprir essa necessidade. Essa ideia também foi influenciada por um novo produto lançado nos Estados Unidos. A versatilidade de limpeza do produto inspirou a criação do slogan "1001 utilidades".


No primeiro ano de lançamento, foram vendidas 48 mil unidades. Em 1961, a Companhia de Produtos Químicos-Fábrica Belém, proprietária das marcas Sapólio e Radium, foi incorporada e deu origem à linha Sapólio Radium. No ano seguinte, a Bombril adquiriu a Q'Lustro, que possuía 25% do mercado nacional de lã de aço na época. Em 1964, a Bombril lançou uma embalagem plástica "famosa", que continha seis unidades de lã de aço.

Garoto Bombril



Em 1978, surgiu o "Garoto Bombril", interpretado pelo ator Carlos Moreno, enquanto o detergente Limpol também passou a ser comercializado. Em seguida, foram lançados os desinfetantes Pinho e Kalipto. Em 1º de junho, a empresa mudou seu nome para Bombril Indústria e Comércio Ltda. Em 1983, o amaciante Mon Bijou foi lançado e uma fábrica foi inaugurada na Bahia.


Devido à pouca popularidade do produto em si e com o objetivo de alcançar novos públicos, a Bombril adotou a estratégia de criar um personagem chamado "Garoto Bombril", estrelando comerciais cômicos para chamar a atenção para o principal produto da marca: a palha de aço para limpar louças.



https://www.youtube.com/watch?v=SpZOQ0aZsXk



Parceria Bombril – Stranger Things






Em 2019, a Bombril fechou uma parceria com Stranger Things para promoção da terceira temporada que foi lançada em 4 de julho de 2019. A terceira temporada de Stranger Things se passa nos anos 80 aproveitando para utilizar das coisas da época para promover o seriado, assim a Bombril junto com Stranger Things produziu um comercial imitando como se tivesse utilizando a palha de aço Bombril como antena para pegar sinal em um celular moderno, lembrando que a série se passa em um mundo invertido, assim fazendo uma referência a época em que o pessoal colocava a palha de aço na ponta das antenas para melhorar o sinal. além da referência dos comerciais da época.



https://www.youtube.com/watch?v=b7_aCq_gI4o



Posicionamento de Marca






A principal campanha de Olivetto foi realizada em parceria com a Bombril. Na década de 70, os comerciais de produtos de limpeza costumavam mostrar imagens de cozinhas sujas e desorganizadas.


Naquela época, as famílias costumavam se reunir em frente à televisão para relaxar no final do dia, e a última coisa que elas queriam era ser lembradas de suas tarefas domésticas.

Olivetto e Bombril enfrentaram um desafio: como mudar essa abordagem? O publicitário teve uma ideia inovadora para comunicar as soluções e produtos da marca de maneira diferente do que o setor costumava fazer.

O comercial apresentava um cientista que trabalhava no desenvolvimento de produtos da Bombril e, por coincidência, acabava estrelando os comerciais de TV da marca para explicar os novos produtos. Ele era meticuloso e introvertido, agindo de forma desajeitada diante das câmeras. O ator tinha um perfil muito semelhante ao de Woody Allen.

Por acaso, o ator perfeito foi encontrado quando um dos produtores assistiu a uma peça de teatro e viu Carlos Moreno no palco. Sua atuação era perfeita para interpretar o personagem do comercial, mas havia um pequeno problema: Carlos tinha 1,90 m de altura. Preocupava-se que sua aparência imponente não agradasse o público feminino.

A solução foi incluir uma bancada na frente de Carlos para disfarçar sua altura. Por causa dessa particularidade física de Moreno, surgiu a estética icônica do comercial que ficou em nossa memória. O sucesso foi estrondoso. Após a primeira campanha, a Bombril propôs um contrato de exclusividade com Moreno para se tornar oficialmente o "garoto Bombril". A parceria durou 35 anos, resultando em 399 comerciais e um enorme aumento nas vendas, tornando-se parte da cultura popular brasileira.

ALUNOS: EDIRLEY JUNIO, ÍTALO MORTARI E LETHÍCIA PIRES.

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