Sadia no final do século XX e atualmente
A Sadia foi criada por Atílio Fontana no dia 07 de junho de 1944, na cidade de Santa Catarina, inicialmente como um pequeno frigorífico na cidade de Concórdia. O homem era considerado um empreendedor nato e decidiu que queria que a marca prosperasse no mercado. Ele comprou um maquinário para iniciar a produção da marca no mercado. Então em 1947, a Sadia inaugurou a sua primeira distribuidora no estado de São Paulo, se tornando uma marca registrada, tudo isso devido a visão de negócios de Fontana.
Com o passar dos anos a marca foi se popularizando pelo Brasil, inaugurando diversas fábricas de produção e criando novas linhas de alimentos, assim, a marca começa a exportar seus alimentos para fora do país e ganhar fama mundial, tornando-se um dos principais nomes do mercado nesse segmento, e a preferida de muitos pela qualidade dos alimentos ser superior as concorrentes.
As propagandas antigamente tinham um teor mais apelativo e era mais focado em conseguir o recorde de vendas, não se importavam muito com o sentimento do consumidor e com tópicos importantes hoje como a diversidade.
Essa propaganda de 1984 intitulada “Olhos vendados” mostra um garotinho fofo e simpático tentando identificar qual é o presunto sadia. Esta peça diverte os telespectadores por além de usar a criança, utiliza de bordões engraçados como “Tá querendo me enganar, é?” e “de jeito nenhum”, enfatizando que o presunto pode ser reconhecido pelas pessoas de olhos fechados por contar o relevo com a escrita sadia e o sabor incomparável com o de outros presuntos.
https://www.youtube.com/watch?v=_UZqVOUWLmw
Já na propaganda atual, feita esse ano, podemos ver uma consumidora querendo saber qual presunto ela deve levar, e o funcionário do mercado ressalta os motivos pelos quais ela deve levar o presunto sadia, por ser macio, saboroso, por ser feito das melhores partes do pernil e por ser o preferido dos brasileiros e para finalizar ele dá uma fatia para a cliente degustar, finalizando da melhor forma o marketing de um alimento. Além dessa propaganda ser interativa, faz o telespectador sentir vontade de experimentar o presunto sadia, ainda mais com aquela cena de várias fatias do presunto dentro de um sanduíche.
ttps://www.youtube.com/watch?v=65KmMwTokbo
Será que as marcas estão entrando em conssonância com os pensamentos dos consumidores do século XXI?
Essa propaganda atual tenta convencer o consumidor com personagens simpáticos, argumentos bons, e ainda dá exemplo de como utilizar o alimento( o sanduíche), então acredito que a maioria dos consumidores irá achar a propaganda agradável e irá acabar comprando o presunto pra experimentar.
Alunos:
Ana Karolyne
Dhenyfer
Heloisa Borges
Laura Luiza
Matheus Leopoldino
Thavilla
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