sábado, 3 de junho de 2023

Atividade 4 / Grupo 02 - A Propaganda no Brasil (Tang: Comparação do século XX até o presente momento)

 A Propaganda no Brasil (Tang: Comparação do século XX até o presente momento)

No Brasil, as propagandas no século XXI passaram por uma significativa evolução em termos de linguagem, abordagem e relação com o público. Houve uma maior valorização da diversidade, inclusão e representatividade, que retratam pessoas de diferentes origens étnicas, gêneros e estilos de vida. Além disso, houve um aumento no uso de narrativas emocionais e histórias envolventes, buscando criar conexões emocionais com os consumidores. As marcas também passaram a adotar posicionamentos mais alinhados com valores sociais e ambientais, promovendo a sustentabilidade, a igualdade e responsabilidade social.

Tang (1995)


Nessa propaganda antiga da Tang que é uma marca de refrescos em pó sabor de frutas, aborda a narrativa de uma mãe rica que pede ao seu mordomo chamado Jayme que prepare algo para seu filho beber pois o mesmo está com sede e não há laranjas, o seu mordomo retira do bolso o suculento refresco Tang laranja e o prepara, o menino não satisfeito pede mais. Até então a propaganda de 1995 aparente ser inofensiva, porém, há questões a serem observadas, o uso de animais silvestres como o chimpanzé e a onça integrando o storytelling. Vale ressaltar que, em 1996 o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) proibiu a utilização de animais que vivem fora do cativeiro em peças publicitárias. Além disso, podemos mencionar também o comportamento mimado da criança e a exigência da mãe.

Tang (2022)


O recente comercial enfatiza as crianças se divertindo, associando o consumo do refresco a uma atitude positiva. A propaganda de 2022 busca se conectar com um público mais responsável, enfatizando a diversão, a descoberta e a ideia de que as crianças podem mudar o mundo. Ao adotar uma abordagem mais contemporânea e inclusiva, a marca Tang agora tenta atrair os consumidores que valorizam a diversidade, a sustentabilidade e a saúde destacando os benefícios do suco e suas vitaminas. 

Considerações finais:

Sobre a marca estar em consonância com o pensamento do consumidor do século XXI, podemos dizer que a propaganda de 2022 da marca Tang demonstra um esforço para se adaptar às expectativas e valores do público atual em visto que até o final do século XX as marcas estavam mais interessadas nas vendas do que criar conexões emocionais que agora se tornou um critério do século XXI. No entanto, é importante ressaltar que a avaliação sobre a consonância com o pensamento do consumidor pode variar de acordo com a perspectiva individual de cada pessoa.


Alunos: Anna Júlia, Amanda Camille, Hiago Henrique, Karyta Lorrayne & Thaís Firmino.





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