Na Tema 11: Propagandas realizadas em outdoors, panfletos, placas de rua e cartazes, mídias muito utilizadas naquela época mesmo com a pouca tecnologia para impressão.
Na época em que o Brasil ainda era uma colônia de Portugal, não havia propagandas como as que vemos atualmente em placas de rua, outdoor, cartazes e panfletos.
O país passou por importantes mudanças políticas e econômicas, já que a família real portuguesa havia chegado ao Brasil para fugir das tropas napoleônicas.
Em 1808 foi publicado o primeiro anúncio, com a criação do jornal gazeta no Rio de Janeiro, onde se dá o início da propaganda no Brasil.
Em 1860 começaram a surgir os painéis de rua, as bulas de medicamentos.
Naquela época outdoors, cartazes, panfletos e placas de rua eram as mídias mais utilizadas mesmo com a pouca qualidade de impressão.
As placas de rua naquela época além de serem utilizadas para sinalizações urbanas da cidade, para encontrar a localização lugares específicos, elas também eram usadas para fins publicitários. As placas de rua eram produzidas principalmente em metal, como ferro e zinco, e podiam ser pintadas à mão ou por meio de técnicas de impressão. Elas eram fixadas em postes ou paredes de edifícios, em locais de fácil visualização. Elas eram usadas para fazer anúncios comerciais, exibição de anúncios para eventos e eram consideradas um meio bastante eficaz de comunicação, já que as pessoas passavam por elas todos os dias.
Em 1929, em São Paulo, a instalação da primeira empresa exibidora de outdoor do país: a Publix, em atividade até os dias de hoje. Seus fundadores foram o italiano Amadeo Viggiani, e Marta Paturan de Oliveira, provavelmente a única mulher publicitária daquele tempo.
LARISSA EDUARDA, THAIS, MARCELA
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