segunda-feira, 8 de maio de 2023

Aula 1 Tema 09

Tema:pesquisar e postar também sobre revistas, falando de conteúdos e anúncios

de saúde, alimentos e bebidas feito pelas grandes marcas da época revistas.

Introdução: Neste artigo iremos falar sobre as revistas e agências que produziram campanhas voltadas para mercado de bebidas e farmácias, com o intuito de analisar como foi a evolução das campanhas e como era abordado isso em suas revistas. 


É interessante ver o quanto os artifícios foram desenvolvidos para a cura de certos males. Em 1912 a propaganda apresentava a melhoria do aparelho digestivo e desenvolveram o Vibrador Veedee, o vibrador é uma cura natural da indigestão, ele possui vibrações emitidas pelo Veedee, que alivia as dores de modo mais agradável, para propagar essa ideia a empresa produziu folhetos intitulado ‘A saúde e a formosura’, com conselhos alusivos sobre a conservação da saúde.



No começo do século os anúncios tinham um grande cuidado para se comunicar, independente da categoria do produto que seria anunciado. Em 1913 a marca Esplêndida promovia sua manteiga acompanhada de uma elegante modelo de produção do produto, no flyer é ressaltado a afirmação de um produto de qualidade pois recebeu prêmios internacionais, sua campanha foi veiculada na Revista Careta em 1913.



Um grande exemplo de anúncios publicitários que apresentaram diversas inovações foram as cervejarias, em 1898 o anúncio da Cerveja Nova Aurora, a cerveja que não contém ácido salicílico e tinha um sabor leve, puro e um custo benefício alto, era destacado a palavra "Provém ! Provem!”, o que reforçava uma urgência de degustação, essa campanha foi veiculada no jornal Cidade do Rio na edição do dia 12 de setembro.



As campanhas por sua vez abordavam histórias e elementos da vida real, como por exemplo o Licor de Cacau Xavier, lançado em 1962, que é um fortificante. Um garoto prestes a ser atacado por uma cobra, foi o protagonista da campanha no começo dos anos 60, a campanha ressalta “ Mais perigosos que os inimigos que atacam por fora são os que atacam por dentro” e apontava que “A cada 100 crianças, mais de 90 são portadores de vermes”, essa campanha foi veiculada na Revista a Cigarra na Edição do mês de setembro de 1962.



Também temos as propagandas que não fazem o uso de imagens, como por exemplo o anúncio publicitário das Pastilhas McCOY, a promessa principal da campanha era que as pessoas engordarem 3 kg em apenas um mês, ela foi veiculada na Revista Careta em 21 de maio de 1932.

Alunas: Blayanna Grazielly, Beatriz Borges, Heloisa Rodrigues, Leticia Sieira e Sarah Ferreira.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário