segunda-feira, 8 de maio de 2023

TEMA 11 - Placas de rua, outdoors, anúncios, panfletos, cartazes e mídias

Propagandas no Período de 1808 - 1919


A Propaganda no Brasil surge em 1808 com a criação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro. A primeira publicação que se tem notícia foi da venda de um imóvel.



Em 1809, a escravidão se torna um tema recorrente na publicidade briasileira. Depois de 1860, começaram a surgir os primeiros painéis de rua, as bulas de remédio e panfletos de propaganda. Ao final do século XIX, as propagandas já estavam em jornais, praças públicas e instituições.


Nas peças de propagandas de remédio, se tornava cada vez mais comum eles usarem imagens de pessoas famosas com uma mensagem de cunho apelativo prometendo uma melhora milagrosa com a ingestão do remédio. Um exemplo de remédio importado foi o Elixir de Boubée e o Elixir do Dr Guillié. Fazendo com que laboratórios tornassem os maiores anunciantes do país.



Xarope milagroso peitoral de alcatrão - 1895


O grande remédio alemão: anúncio de 1889 do Óleo de São Jacob ressalta o que importa, trata-se de um medicamento importado.


Surge em São Paulo no ano de 1891 a primeira agência de propaganda do Brasil. E em 1900, a indústria gráfica é revolucionada com novas tecnologias como a litografia e a fotogravura que modernizava os anúncios e abria espaço para as revistas ilustradas. A Drogaria Granado é um exemplo de farmácia que surgiu do nada mas que se tornou uma grande referência em produtos farmacêuticos até hoje, como o Polvilho Antisséptico, leite de magnésia, o fortificante Água Inglesa e calmante Água de Melissa. 






                               Imagem do cartaz do filme dos irmãos Lumière, 1896




             Anúncio veiculado na Revista da Semana do dia 06 de novembro de 1910



                Anúncio veiculado na Revista da Semana na edição do dia 15 de novembro de 1909



Mídias

    A princípio as verbas eram divididas entre os jornais, revistas e emissoras de rádios, que eram captadoras de grande audiência popular, mérito obtido em razão de diversos espetáculos musicais, novelas entre outros, até então a televisão representa apenas um lazer para a elite.
    Ao longo do tempo a mídia atravessou diversos estágios de desenvolvimento, dessa forma os livros, os jornais assim como as revistas a seu modo transformaram a civilização, e de certa maneira moldaram a esfera pública, consequentemente modificaram a cultura. Entender a evolução da mídia leva a compreensão do próprio comportamento humano. 

    Na época da Primeira Guerra Mundial havia cinco agencias funcionando em São Paulo: a Eclética, A Pettinati, a Edanée, a de Valentim Haris e a de Pedro Didier e Antônio Vaudagnoti. Folheando jornais de São Paulo e Rio de Janeiro nos anos de conflito europeu, não se notava grandes mudanças. Eram os mesmos anúncios de sempre que prevaleciam, na maioria das vezes de remédios, com algum avanço na visualização, mas sempre com o mesmo padrão de mensagem.

Outdoors

    Os Outdoors foram os primeiros meios publicitários utilizados pelo homem para divulgar suas ações, produtos e serviços.
Viajando pela história, o outdoor é visto de diferentes formas por determinada região. 
Sua tradução mais clara significa: "propaganda ao ar livre", sendo utilizada na Mesopotâmia como anúncios de vinhos em pedras talhadas em relevo. No Egito, a comunicação era feita por meio de hieróglifos.

    No Brasil, os primeiros outdoors foram feitos com estruturas de ferro e eram anunciados nos bondes. Na época, os outdoors eram pequenos, recortados de forma oval e  fixados em postes, parecidos com os cartazes que vemos hoje. 
As empresas colavam cartazes sobre placas de ferro fundido, outras pintavam luminosos em vidro e cristal  nas fachadas das lojas. Nessa época o trabalho era quase todo artesanal, pois as mensagens e ilustrações eram todas feitas a mão. Publix:a primeira empresa brasileira que iria comercializar a utilização das tabuletas (1929).







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