segunda-feira, 8 de maio de 2023

Aula 1/Tema 1/ Grupo2- Contexto histórico da vinda da família real no Brasil. Qual foi o impacto da prensa tipográfica para a comunicação e o início da publicidade brasileira através dos jornais.


 
Alunos: Gyovana, Lucas, Henrique, Kauã, Ana Carolina e Naima

 Tema 1- Grupo 2 Contexto histórico da vinda da família real no Brasil. Qual foi o impacto da prensa tipográfica para a comunicação e o início da publicidade brasileira através dos jornais.




 A família real portuguesa chegou ao Brasil em 29 de novembro de 1807, e sua comitiva desembarcou em El Salvador (BA) em 22 de janeiro de 1808. O santuário no Brasil foi uma estratégia do regente D. João para garantir a independência de Portugal em caso de ameaça de invasão por parte de Napoleão Bonaparte. Para garantir o sucesso da transferência, o Reino de Portugal contou com o apoio da Grã-Bretanha, que também ajudou a expulsar as tropas de Napoleão.







No Brasil, a história dos jornais começou em 13 de maio de 1808 na cidade do Rio de Janeiro, quando a família real portuguesa trouxe uma tipografia. A tipografia trazida pela família real era conhecida como Royal Printing Press na época e hoje é conhecida como National Printing Press. Jornalismo de qualquer tipo, seja livros ou jornais, até agora foi proibido no país. Com o advento da imprensa, em 10 de setembro de 1808, surgiu o primeiro jornal brasileiro: "Gazeta do Rio de Janeiro". O jornal é o órgão oficial do governo português, que se refugiou nas colónias americanas, e as suas publicações são benéficas para o governo.




Este é um exemplo de como foi importante o papel do jornal para a publicidade, na imagem acima se remete ao primeiro jornal do Brasil, feito em 10 de Setembro de 1808.






Aula-02 Preparação para a chegada da TV no Brasil: anúncios de venda de televisores, propagandas da Copa do Mundo de 1950 e uso de rádios portáteis em estádios e bares.




A preparação para a chegada da TV no Brasil. Anúncios de venda de televisores, propagandas sobre a copa do mundo de 50 que se aproximava e o uso da tecnologia dos aparelhos de rádio portáteis que podiam ser transportados individualmente para os estádios de futebol e para bares.



  Anúncios de venda de televisores começaram a circular nos jornais, no rádio em todo o país, no que antes eram  os dois  principais meios de gerenciamento de informações no continente, assim sentindo pela primeira vez uma ``ameaça`` no mercado de distribuição de informações. 

Assim, os equipamentos de TV começaram a sua prospecção do público com sua tecnologia.






  Mesmo com a chegada da televisão em nosso Continente na década de 50, não conseguiu se tornar o meio mais popular de comunicação por conta do seu custo elevado para grande maioria da população brasileira, que se foi ganhando mais força com o passar do tempo duas décadas depois em 1970, assim fazendo as emissoras de rádio se inovarem para não perderem seu espaço como meio de comunicação.


 Depois de 12 anos sem partidas, o Brasil foi escolhido como sede da Copa do Mundo de 1950, o cartaz do evento revelava as federações dos países participantes com as bandeiras formando a meia dos jogadores. O chefe de design também retratou o pão de açúcar, um dos cartões-postais do Rio de Janeiro.  








   Com a chegada dos televisores no país houve a grande necessidade de uma emissora de televisão, que surgiu na década de 1950 á mais conhecida (Rede Tupi) de televisão, que teve como seu fundador "Assis Chateaubriand" que além de empresário era jornalista de alto calibre no meio de comunicação brasileira sendo dono de meios de comunicação impressa e auditivas. 

Para popularizar a televisão no Brasil, Assis teve a ideia de comprar 200 televisores e os distribuiu pela cidade de São Paulo.





  A Rede Tupi com o passar do tempo alcançou patamares tão altos de sucesso, que ela consolidou cinco dos mais importantes formatos da nossa rede televisiva sendo: teledramaturgia ("O Direito de Nascer"), telejornalismo ("Repórter Esso"), programas de humor ("Os Trapalhões"), de auditório ("Programa Silvio Santos") e infantis ("Capitão Aza").



Mesmo com o seu grande sucesso a rede televisiva veio a ser fechada em 1980 com 30 anos de mercado. Seu fundador veio a falecer em 4 de abril de 1968, assim começando a sua derrocada com uma péssima administração sem nenhum herdeiro que realmente entendesse o aquele império que dominava a comunicação na época sendo a segunda maior emissora mesmo passando pelos problemas internos.

Assim encerrando a sua transmissão após o seu serviço de décadas.








Trechos da inauguração da primeira emissora televisiva do Brasil:








Últimos trechos da Rede Tupi:








Entrevistas sobre propagandas e programas de 1950 a 1999:





Gyovanna mota







Naima de Paula






Henrique Medeiros






Lucas Barbosa




Campanhas Publicitarias- Tema 04









 Em 1999 saia a propaganda da Quik da marca Nestlé:






Em 2022 a Nestlé lança uma propaganda com um 3d:








É fácil notar como mudanças aconteceram ao decorrer dos anos com a marca, com os anos passando e a tecnologia crescendo diversas coisas mudaram e uma delas são as propagandas, meios de comunicação, cinema…

Na primeira propaganda feita em 1999  vemos a mistura do desenho com o real, algo novo na época, e com essa novidade veio também estampado a evolução da tecnologia.

Na segunda propaganda vemos algo novo e completamente repleto de tecnologia, a propaganda usando um 3d e a qualidade das câmeras para a gravação. 

Uma boa gravação pode trazer um público maior, a Nestlé trouxe uma grande variedade de novidades em suas propagandas e com isso fez seu nome ficar conhecido.























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