terça-feira, 9 de maio de 2023

Aula 1/ Grupo 9: A PROPAGANDA DE MODA NA MÍDIA IMPRESSA BRASILEIRA.

                     A PROPAGANDA DE MODA NA MÍDIA IMPRESSA BRASILEIRA 

                                            Um olhar do presente para o passado.


    Os anúncios de moda de hoje introduzem linguagem e imagens diferentes para marcas diferentes. A liberdade de expressão abre a mente do criador e desperta a atenção do consumidor As mensagens não são mais tão evidentes como eram no início do século XX. A partir de um cenário contemporâneo de anúncios de moda e veículos, voltamos no tempo para descobrir quando eles apareceram pela primeira vez e como evoluíram.

    A propaganda de marca é uma mensagem que visa promover o comportamento do consumidor em benefício dos anunciantes que a utilizam (KOTLER, 2000). É uma parte crucial do processo de decisão de compra, pois aguenta a despertar… O sucesso de uma marca deve-se ao conjunto de diferentes recursos produtores de valor, denominados “ativos de marca”, que incluem notoriedade da marca fidelidade à marca qualidade percebida e associações de marca.

Figura 1 – Editorial da Revista Cool










Fonte: Revista Cool nº31/2003

    O surgimento das revistas de moda são arquivos de imagens com documentação fotográfica sobre a história da moda brasileira. No século 19, as informações de moda da imprensa impressa apareciam em revistas femininas ou de raça. Naquela época, muitas senhorios de casa costuravam seus próprios vestidos. No início do século XX, a revista da Semana fazia grande sucesso entre os leitores, apresentando notícias, editoriais, comentários, literatura e debates sobre moda, beleza e artesanato. A ilustração brasileira também circulava nesse período. Em 1914, surgiu A Cigarra, revista ilustrada que circulou até 1956. As publicações traspassaram a dar maior importância às novidades da moda filmes e eventos sociais.

Figura 2 – Revista Feminina Ao 1º Barateiro


 








Fonte: Revista da Semana 09/09/1922

  

  Em novembro de 1928, foi criado O cruzeiro, publicado semanalmente. A publicação, que circulou até 1983, tornou-se a maior revista ilustrada do Brasil e ganhou grande popularidade, principalmente na década de 1940. O Jornal das moças (1914-1961) estava entre os títulos mais vendidos. O segmento feminino de revistas já liderava a veiculação de anúncios e se diferenciava por ter a melhor qualidade visual.

Figura 3 – Anúncios de meias finas em meia página









 Fonte: O Cruzeiro 12/07/1952

    

A grande imprensa feminina começa com Capricho, lançada em 1952 pela Editora Abril, em São Paulo. A cada década, novas revistas vão surgindo: Jóia, publicada a partir de 1957 pela Bloch Editores e que passou a chamar-se Desfile em 1969; Manequim (1959), a primeira revista de moda da Editora Abril; Cláudia (1961), que substitui o molde para costurar em casa pelo endereço da confecção onde a mulher pode encontrar os modelos das tendências da moda; Nova (1973), voltada à leitora independente e sedutora; Moda Brasil (1984–1990), dedicada exclusivamente ao mundo da moda, entre outras.

Figura 4 – Propaganda Teargal









Fonte: Revista Cláudia Set/1963

    As revistas de títulos internacionais começam a chegar ao Brasil para as leitoras informadas e sofisticadas: Vogue Brasil, lançada em maio de 1975; Elle, em 1987 e Marie Claire, em 1991. Em 2002, a Editora Abril traz ao País a revista americana In Style, que recebeu o título Estilo no mercado nacional.

UM SÉCULO DE ANÚNCIOS 

   Os primeiros anúncios, por volta de 1875, tinham abordagem direta e informativa, para comunicar ao leitor o que havia no mercado. Somente em um segundo momento começa a utilização de recursos visuais. Versos e rimas tinham presença marcante nas propagandas, pois facilitavam a memorização. No final do século XIX, os anúncios eram ilustrados a mão, um a um. 

   A evolução das artes gráficas contribui para melhorar a apresentação dos anúncios. Em 1907, surge a impressão em cores, além de novas técnicas que aprimoraram a qualidade gráfica das ilustrações e das fotografias. A fotografia, que chega na virada do século, começa a se impor de modo definitivo sobre a ilustração apenas no final da década de 40, normalmente para apresentar a fachada da loja ou o balcão de atendimento.

   Em geral, as imagens eram emprestadas das revistas estrangeiras de propaganda. Os novos recursos gráficos, a necessidade de transmitir a mensagem com rapidez e o recurso de seduzir o público-leitor pela imagem fizeram do ilustrador profissional imprescindível das revistas, seja litógrafo, caricaturista, desenhista, pintor ou fotógrafo. Os especialistas gráficos começam a trabalhar a serviço da publicidade, essencial para atrair anunciantes e aumentar as tiragens das revistas.  

   Nos anos 70, os anúncios de jeans e moda jovem começam a surgir com grande força. A maioria das propagandas é montada com mais de uma foto, deixando a imagem com muita informação e poluída visualmente. Algumas marcas se diferenciam com anúncios mais ousados e sensuais, com uma única modelo e cortes fechados. 

Figura 5 – Ellus: ousadia


 








Fonte: Nova Dez/1979

   A partir da década de 50, aparecem os editoriais temáticos, que destacavam plissados, casacos e tailleurs com o crédito de seus criadores. Nos anos 70, as revistas fazem editoriais em locações externas, com fotos bem produzidas, diagramação diferenciada e créditos no canto da página. É o início do modelo de editorial realizado atualmente.

Figura 6 – Editoriais dos anos 50 

 







Fonte: O Cruzeiro 06/12/1952

    Assim como as fotografias publicitárias, os editoriais de moda a partir dos anos 90 apresentam imagens que denotam mais atitude e linguagem moderna. Os editoriais continuam temáticos, mostrando o que está na moda em sintonia com comportamentos e acontecimentos mundiais.

   A comunicação da moda foi passando por modificações e se modernizando no decorrer das décadas. As propagandas que buscavam persuadir por textos explicativos resumiram-se a imagens. As fotos posadas que vendem roupa abrem espaço para imagens que traduzem atitude, vendem estilo de vida e levam o leitor a pensar. As fotos passam a transmitir e vender o conceito da marca, e não mais apenas o produto.  

Figura 7 – Editoriais dos anos 90

 








Fonte: Elle Out/1997


  Aqui estão alguns exemplares de  revistas que foram publicadas no período de 1827 até 2002.

É perceptível a evolução na qualidade de papéis, imagens, textos que a modernidade trouxe para esse segmento.


 Figura 8 - Evolução das Revistas 














Alunos: Khellen Martins, Matheus Braga, Rhuan Pablo.

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