SEGMENTO DO FUMO EM ANUNCIOS IMPRESSOS, REVISTAS E JORNAIS
1920 a 1949
(imagem meramente ilustrativa) |
Durante boa parte do século XX, a indústria cultural fabricou uma imagem
do cigarro e do fumante como símbolos da virilidade e até mesmo do
romantismo.
No século XX, a mensagem das propagandas de cigarro sempre foi muito
clara: associava o produto a um estilo de vida glamoroso e moderno. Fumar era o
mesmo que se afastar conservadorismo; era ter estilo próprio, símbolo de
juventude e independência. O discurso visava conquistar principalmente o
público mais jovem.
Durante as décadas de 1920 a 1949, o segmento de fumo teve um papel
significativo na publicidade impressa em jornais, revistas e placas. Nesse
período, a indústria do tabaco experimentou um crescimento significativo,
tornando-se uma das principais fontes de receita para muitas empresas.
Em 1903, foi criada a primeira fábrica de cigarros no Brasil, a Souza Cruz, que se tornaria a maior empresa do setor no país. A empresa adotou técnicas modernas de produção e investiu em publicidade, o que contribuiu para o aumento do consumo de cigarros no país.
Cigarros Continental
Brasão da República com folha de
tabaco
O consumo de tabaco era considerado um hábito prejudicial à saúde e, em 1904, foi criada a Liga Contra o Fumo, uma organização que lutava contra o tabagismo e defendia medidas regulatórias para o controle do consumo de tabaco.
Ao longo
do século XX, o controle do tabaco no Brasil foi se tornando mais rigoroso, com
a proibição do fumo em locais públicos fechados e a adoção de políticas de
aumento de impostos sobre o cigarro, visando desestimular o consumo.
Mercado:
O mercado
do segmento de fumo era bastante diversificado, incluindo homens e mulheres de
diferentes idades e classes sociais. As empresas de tabaco perceberam que
poderiam criar marcas específicas para diferentes segmentos de consumidores,
oferecendo uma variedade de produtos que atendessem às preferências de cada
grupo.
Cigarro do América Futebol Clube
Público-alvo:
Os anúncios impressos de fumo eram direcionados principalmente para homens adultos, considerados os principais consumidores de tabaco na época, exploravam o apelo da imagem de virilidade associada ao fumo, sugerindo que o consumo do produto aumentava a masculinidade dos homens.
Cigarros Marlboro (Chegada no Brasil)
Cigarro LS
(Elegância)
Na década de 1980, o cigarro tinha até mesmo a
sua propaganda exclusiva para o público infantil. A marca “Pan”, por exemplo,
produzia as famosas caixinhas de “cigarros de chocolates”, tendo na capa a
figura de crianças fumando.
Cigarros de
chocolate PAN
Tecnologia:
A
tecnologia utilizada na produção e publicidade de fumo durante esse período era
relativamente simples, se comparada às tecnologias atuais. As placas
publicitárias eram geralmente feitas de metal ou madeira, com letras e imagens
pintadas à mão. Os anúncios impressos em revistas e jornais eram produzidos em
máquinas tipográficas e impressoras offset.
Publicidad de la máquina tipográfica La
Productiva. (Barcelona, año 1900)
As empresas também investiam em campanhas de marketing que incluíam brindes, promoções e eventos patrocinados para divulgar suas marcas.
Calendário da Sousa Cruz 80 anos (1903 1983) |
No
entanto, vale lembrar que esse período também foi marcado por uma crescente
preocupação com os efeitos negativos do tabaco na saúde. Ainda assim, a
publicidade de fumo continuou a ser uma ferramenta importante para as empresas,
contribuindo para o crescimento da indústria até a década de 1950, quando as
restrições à publicidade de tabaco começaram a ser implementadas em todo o
mundo.
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