sexta-feira, 12 de maio de 2023

Atividade aula 2/ Grupo 10: Anúncios da segunda guerra mundial e o contexto político brasileiro durante o conflito mundial.

 

Tema completo:  Pesquisar e postar sobre os anúncios de guerra. Chamadas para recrutamento da segunda guerra, exploração nacionalista da  comunicação, traçando em paralelo o momento político do Brasil. Enfoque e analise como esse material era comunicado e a quem ele era direcionado sempre ilustrando e dando exemplos nacionais e regionais quando houver.  

Participantes: Leonardo Ribeiro, Helder Prado, Fabricia moreira, Kamilly Costa, Victória Silveira e Myckaella Geovanna.


Anúncios da segunda guerra mundial e contexto político brasileiro no momento


Crise de 1929

Com o fim da primeira guerra em 1918, os Estados Unidos da América teve um enorme crescimento econômico e político no cenário mundial. Nesse sentido, a população norte americana com a euforia do pós guerra, estava seguindo o famoso "American Way Of Life", que significa o grande consumo que as pessoas estavas tendo em seus estilos de vidas.

Porém, em 24 de outubro de 1929, houve uma queda da bolsa de Nova York devido ao alto número de investimentos em ações na bolsa, assim criando um rompimento e um momento de grande depressão por parte da população americana. Vários bancos foram à falência e inúmeras pessoas passaram a ficar pobres do dia para a noite.



O impacto da queda da bolsa não foi somente dentro dos EUA, umas das grandes consequências mundiais desse acontecimento consiste no surgimento de regimes ditatoriais enquanto o país estaria se enfraquecendo. Dessa forma, o terreno para a segunda guerra mundial já estava se formando.


O Brasil durante a segunda guerra mundial

Depois da crise de 1929, os EUA e a Alemanha estavam tomando poder no cenário político mundial. Enquanto os EUA se recuperava com o "New Deal" estabelecido por Franklin D. Roosevelt, a Alemanha estava sendo liderada por Hitler com o seu regime nazista.

Durante a década de 30, o Brasil estava sendo liderado por Getúlio Vargas. Mesmo que a história tenha identificado que Vargas tinha contratos com o regime nazista e até mesmo com Mussolini, durante o período que ele eargas sempre buscava ficar em cima do muro e esconder a sua falsa neutralidade no meio das duas grandes potências.

GV discurso

Assim, os EUA viu uma ameaça presente dentro da relação entre Brasil e Alemanha e começou a criar a "Política da boa vizinhança no Brasil", criando uma forte influência do estilo vida americano dentro do território brasileiro. Depois desse acordo com os EUA, navios mercantis brasileiros foram atacados pela força do eixo resultando em 736 mortes, inicializando o Brasil na guerra contra a Alemanha e a Itália.


Chamadas de recrutamento

Dessa forma, o Brasil passou a realizar várias chamadas de recrutamento para se aliar aos EUA durante a segunda guerra, por meio de panfletos, rádios e diversos outros meios de anúncios. Veja alguns exemplos:





De início as propagandas de recrutamento para a segunda guerra no Brasil tiveram muita influência das campanhas de chamada de guerra dos EUA, Tanto nos traços das ilustrações quanto no que estava escrito nesses cartazes publicitários.





No caso da campanha anterior, o brasil fez uma sátira no qual a mão gigante, que representa a nacionalidade brasileira, estaria destruindo um navio mercantil da Alemanha nazista, recriando o cenário contrário que deu o ápice da participação do Brasil verdadeiramente contra o Eixo.





Com o fim da segunda guerra e a queda da Alemanha nazista. Muito deve-se ser homenageado ao exército brasileiro que lutou contra o eixo na época. A seguir um áudio de brasileiros que estavam servindo o exército humilhando o regime de Hitler e Mussolini.

Áudio do exército


*Todas as propaganda foram divulgadas nos anos de 1920 até 1949.







Nenhum comentário:

Postar um comentário