segunda-feira, 15 de maio de 2023

Atividade: Aula 2 / Grupo 2: A era de ouro do Rádio - Jingles como modelo de propaganda preferido das marcas

A era de ouro do Rádio - Jingles como modelo de propaganda preferido das marcas 

A era de ouro do Rádio, ocorrida nas décadas de 1930 e 1940, foi um período de grande desenvolvimento e popularidade do meio de comunicação. Na época, o rádio era a principal fonte de entretenimento e informação para a população, e as marcas descobriram nele um meio poderoso para promover seus produtos e serviços.

Os jingles se tornaram o modelo preferido de propaganda de rádio das marcas, devido à sua capacidade de fixar uma mensagem na mente dos ouvintes. Essas músicas publicitárias eram criativas e divertidas, e muitas se tornaram clássicos da música brasileira.

Pão Bragança - Primeiro Jingle do Brasil


Criação: Antonio Nássara
Produção: Rádio Philips
Ano: 1932

Coca-Cola Natal

Criação: Paulo Tapajós - Radamés Gnatalli
Produção: Rádio Nacional 
Ano: 1950


Criação: Waldemar Galvão 
Produção: W. Galvão 
Ano: 1948

Além dos jingles, as novelas de rádio também foram uma maneira popular de comercializar produtos e serviços. As marcas patrocinavam as novelas, que incluíam menções e inserções publicitárias ao longo do enredo. As novelas eram muito populares na época, e muitas vezes apresentavam cantoras de rádio como musas que anunciavam produtos em meio à trama.

No Brasil, algumas das cantoras de rádio mais famosas da época incluem Dalva de Oliveira, Emilinha Borba, Marlene, Linda Batista, e Angela Maria, que se tornaram verdadeiras celebridades do rádio. Elas anunciavam produtos em suas apresentações, como a cerveja Brahma e a pasta de dente Kolynos, além de participarem de novelas de rádio patrocinadas por marcas como a Colgate.



Em nível regional, muitas marcas aproveitaram a popularidade das rádios locais para promover seus produtos. Um exemplo disso é a marca de refrigerantes Itubaína, que se tornou muito popular em São Paulo na década de 1950, com campanhas publicitárias veiculadas em rádios da cidade.

No geral, a era de ouro do rádio foi um período de grande criatividade e inovação na publicidade. As marcas encontraram no rádio uma maneira poderosa de se conectar com o público e promover seus produtos, e muitas técnicas publicitárias desenvolvidas nessa época continuam sendo usadas até hoje.

Grupo: Anna Julia, Amanda Camille, Hiago Henrique, Karyta Lorrayne & Thaís Firmino

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