segunda-feira, 15 de maio de 2023

Aula 2 tema 3: A era de ouro do rádio

TEMA: Pesquisar e postar sobre a era de ouro do Rádio, década de 30 e 40 quando a propaganda se efetivou no rádio por meio de programas de rádio, bem como as cantoras de rádio que foram as musas da época. Sempre ilustrando e dando exemplos nacionais e regionais quando houver.


O rádio teve sua expansão mundial após a Primeira Guerra (1914-1918), quando houve grande desenvolvimento nos meios eletrônicos e de comunicação para fins militares. No Brasil, o rádio atingiu seu apogeu em 1930, como principal veículo de comunicação em massa, na mesma época em que o país era governado por Getúlio Vargas.


https://www.youtube.com/watch?v=aGPICsmPYlI

Nesse período, iniciou-se a chamada “Era de Ouro do Rádio”, quando ele se popularizou e tornou-se um meio de entretenimento. Antes disso, o rádio não era explorado para publicidade ou informação como hoje. Na época, o presidente estabeleceu concessões às empresas particulares para o uso do rádio e, em troca, utilizava o meio como propaganda para divulgar seus feitos e enviar mensagens políticas aos ouvintes no programa obrigatório “A hora do Brasil”, que mais tarde tornou-se “A voz do Brasil”.



https://www.youtube.com/watch?v=Q_PjfGSj9A8

Todas as rádios disputavam a audiência dos ouvintes caçando e lançando novos artistas em shows de calouros. Assim surgiram grande nomes da Música Popular Brasileira, como Ary Barroso, Dalva de Oliveira e Orlando Silva.





https://www.youtube.com/watch?v=KLQOjtePTJE



https://www.youtube.com/watch?v=mvf-FEG501g

Os anos 1930 e 1940 marcaram a ascensão e auge do Rádio no Brasil. Até hoje existem gravações inesquecíveis que nos ajudam a entender o fascínio gerado pelas estrelas do rádio que, mesmo invisíveis, ditavam a moda e os costumes. Já as décadas de 1950 e 1960 viram surgir a concorrência “desleal” da televisão. Muitos dos ídolos do rádio não conseguiram viajar de um meio ao outro. O mundo mudava rápido, e a música acompanhava.


Alunas: Blayanna Graziela, Beatriz Borges, Heloisa Rodrigues, Leticia Sieira e Sarah Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário