segunda-feira, 15 de maio de 2023

Aula-02 Preparação para a chegada da TV no Brasil: anúncios de venda de televisores, propagandas da Copa do Mundo de 1950 e uso de rádios portáteis em estádios e bares.

   Alunos: Gyovana, Lucas, Henrique, Ana Carolina, Kauã e Naima.

A preparação para a chegada da TV no Brasil. Anúncios de venda de televisores, propagandas sobre a copa do mundo de 50 que se aproximava e o uso da tecnologia dos aparelhos de rádio portáteis que podiam ser transportados individualmente para os estádios de futebol e para bares.



    Anúncios de venda de televisores começaram a circular nos jornais, no rádio em todo o país, no que antes eram  os dois  principais meios de gerenciamento de informações no continente, assim sentindo pela primeira vez uma ``ameaça`` no mercado de distribuição de informações. 

Assim, os equipamentos de TV começaram a sua prospecção do público com sua tecnologia.








  Mesmo com a chegada da televisão em nosso Continente na década de 50, não conseguiu se tornar o meio mais popular de comunicação por conta do seu custo elevado para grande maioria da população brasileira, que se foi ganhando mais força com o passar do tempo duas décadas depois em 1970, assim fazendo as emissoras de rádio se inovarem para não perderem seu espaço como meio de comunicação.









 Depois de 12 anos sem partidas, o Brasil foi escolhido como sede da Copa do Mundo de 1950, o cartaz do evento revelava as federações dos países participantes com as bandeiras formando a meia dos jogadores. O chefe de design também retratou o pão de açúcar, um dos cartões-postais do Rio de Janeiro.  





        Com a chegada dos televisores no país houve a grande necessidade de uma emissora de televisão, que surgiu na década de 1950 á mais conhecida (Rede Tupi) de televisão, que teve como seu fundador "Assis Chateaubriand" que além de empresário era jornalista de alto calibre no meio de comunicação brasileira sendo dono de meios de comunicação impressa e auditivas. 

Para popularizar a televisão no Brasil, Assis teve a ideia de comprar 200 televisores e os distribuiu pela cidade de São Paulo.











  A Rede Tupi com o passar do tempo alcançou patamares tão altos de sucesso, que ela consolidou cinco dos mais importantes formatos da nossa rede televisiva sendo: teledramaturgia ("O Direito de Nascer"), telejornalismo ("Repórter Esso"), programas de humor ("Os Trapalhões"), de auditório ("Programa Silvio Santos") e infantis ("Capitão Aza").







Mesmo com o seu grande sucesso a rede televisiva veio a ser fechada em 1980 com 30 anos de mercado. Seu fundador veio a falecer em 4 de abril de 1968, assim começando a sua derrocada com uma péssima administração sem nenhum herdeiro que realmente entendesse o aquele império que dominava a comunicação na época sendo a segunda maior emissora mesmo passando pelos problemas internos.

Assim encerrando a sua transmissão após o seu serviço de décadas.










Trechos da inauguração da primeira emissora televisiva do Brasil:








Últimos trechos da Rede Tupi:






 


Nenhum comentário:

Postar um comentário