segunda-feira, 15 de maio de 2023

O Segmento de fumo em anúncios impressos, revistas, jornais, placas e rádios - Tema 07 - Aula 02

             Até os anos de 1940, fumar era visto como uma atividade social bem aceita pela sociedade. Existia uma grande pressão do marketing e da indústria para estimular o consumo de cigarros, porque era muito barato e rápidos produzir cigarros( no final do século 19, uma máquina conseguia produzir 200 cigarros por minuto, número que chega hoje a 9000), e era necessário continuar a produção. Por isso, fumar cigarros o dia todo era incentivado sob diversos argumentos e por mais ridículos que fossem, a sociedade acreditava.

            Propagandas dos anos 1920 voltadas às mulheres diziam que fumar ajudava a emagrecer, na liberdade e na beleza feminina. A publicidade queria ampliar o uso dos cigarros não só para o público masculino, transformando então o uso do cigarro em anúncios de revistas que vinculavam o cigarro à beleza feminina . No início do século XX, uma certa aura de ‘glamour’ ao redor das fumaças esvoaçantes de alguns tipos de fumo, como charutos e cigarros especiais.

Durante e após a segunda guerra mundial, o consumo disparou, já que os soldados no front europeu ganhavam cigarros para estimular a moral e ficarem viciados. As propagandas voltadas aos homens no Pós Guerra associavam o cigarro ao sucesso profissional e a virilidade. 












Continental: O cigarro como símbolo de sensualidade - 1943




Marca "futurista": o cigarro como símbolo de modernidade -1926



Marca "Liberty": o cigarro como símbolo de liberdade- 1923 



Cigarro Continental - 1948 

            Por alguns anos os Cigarros Continental apostava em conteúdo informativo nas suas campanhas publicitárias. Um exemplo é o anúncio de 1948, onde a marca trazia curiosidades sobre a Muralha da China. Ao mesmo tempo, a marca trouxe dados sobre o consumo de cigarro em terras brasileiras. Foi uma oportunidade da marca de se promover junto ao contexto da informação. 




Revista








https://youtu.be/PiEW0JlleW4 

https://youtu.be/0Pq18kfmQD8


Alunos: Ana Karolyne, Dhenyfer, Heloisa Borges, Laura Luiza, Matheus e Thavilla.


Nenhum comentário:

Postar um comentário