segunda-feira, 15 de maio de 2023

AULA 2 - TEMA 2 - GRUPO 7: A expansão do meio rádio no Brasil



Alunos: Carlos, Bruno, Adria e Giselly

1920-1949 

"A ERA DE OURO"


A expansão do meio rádio no Brasil e

os formatos de comercialização dos programas das emissoras



   

 Há 100 anos, durante a Exposição Internacional do Rio de Janeiro no centenário de emancipação do país, acontecia a 1ª grande transmissão radiofônica no Brasil. A primeira transmissão ocorreu com o discurso do então presidente Epitácio Pessoa.


Segundo pesquisadores, a Rádio Clube de Pernambuco teve papel pioneiro no desenvolvimento do veículo de massa.


Nas décadas de 1930 e 1950, conhecidas como a “Era de Ouro” do rádio, o meio de comunicação se expandiu pelo país. Getúlio Vargas, vendo o potencial propagandista do veículo, impulsionou concessões de radiodifusão.


Durante a "Era de Ouro" da rádio no Brasil, o comércio desempenhava um papel fundamental no financiamento e na sustentabilidade das emissoras de rádio. O modelo predominante era o da rádio comercial, em que as emissoras transmitiam programas de entretenimento e informação, intercalados com comerciais publicitários.


A rádio comercial dependia da venda de espaços publicitários para empresas interessadas em promover seus produtos e serviços. Os comerciais publicitários eram inseridos nos intervalos entre tela novelas, intercalados com vinhetas, jingles ou até mesmo por meio de patrocínios de programas específicos.


Os grandes locutores da época



Um dos pioneiros foi Ademar Casé, que, com o célebre Programa Casé, na Rádio Philips, recebia grandes ídolos da música popular à época, como Carmen Miranda e Francisco Alves..


    Outros grandes nomes também são: Roquete-Pinto, Cesar Ladeira, Almirante, Ary Barroso, Ademar Casé, Renato Murce, Saint-Clair Lopes, Eneas Machado de Assis, Carlos Schermann, Paulo Machado de Carvalho, Fernando Tude de Souza, Roberto Cancelier.



Da esquerda para a direita, Cândido Norberto, Adroaldo Guerra e Walter Ferreira.
Fonte: Zero Hora, Porto Alegre, 9 jul. 2001. p. 46

Como diretor artístico da Rádio Gaúcha, Cândido protagoniza duas iniciativas pioneiras na radiodifusão do Rio Grande do Sul. Numa época de novelas transmitidas duas ou três vezes por semana, ele introduz a irradiação em capítulos diários apresentados na primeira parte do programa Tapete Mágico. A atração faz o sucesso das noites da Rádio Gaúcha, de segunda a sexta, das 20 às 21h, na virada da década de 1940 para a de 50. Além disto, em 14 de maio de 1949, Cândido torna-se o primeiro profissional de rádio do Rio Grande do Sul a transmitir um jogo de futebol fora do país. Nesta fase, fazendo frente à Farroupilha, Cândido contrata, também, Walter Ferreira e Adroaldo Guerra. Junto com eles, cartazes de destaque no rádio porto-alegrense, divide, em 1948, os papéis principais de Os Três Homens Maus, novela de Raymundo Lopes, um grande sucesso junto ao público


– A coisa chegou a tal extremo de popularidade, de força, que o mais frequente era encontrar, em qualquer ponto de Porto Alegre, Oficina Mecânica Três Homens Maus, Padaria Três Homens Maus, não-sei-o-que Três Homens Maus...

 Mais do que um meio de entretenimento e informação, o rádio foi utilizado como um instrumento político capaz de formar opiniões e mobilizar a sociedade em prol de determinados interesses. Tendo inicialmente o objetivo de difundir a cultura e promover a integração nacional, o rádio logo assumiu um papel de destaque, tornando-se capaz de alterar hábitos e criar necessidades.


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