segunda-feira, 15 de maio de 2023

Aula 2 / Grupo: Thais, Marcela e Larissa. Tema: pesquisar e postar sobre o contexto histórico e político da descoberta do rádio, essencialmente as primeiras transmissões de rádio no Brasil, sempre ilustrando mostrando o crescimento das emissoras de rádio nacionais e regionais quando houver.

O rádio foi inventando em 1896 pelo italiano guglielmo margino com equipamentos patenteados por nikola tesla. Foi uma briga por quem inventou o rádio, em 1915, Nikola tesla entrou com o pedido no tribunal alegando que ele era o inventor do rádio, em 1943 o tribunal o reconheceu como o verdadeiro inventor do no rádio. 

No Brasil, a primeira transmissão ocorre em 1923, por Edgard Roquete Pinto e Henry Morize.
O rádio é a união de três tecnologias: a telegrafia, o telefone sem fio e as ondas de transmissão.
A primeira descoberta está nas ondas de rádio, com capacidade de enviar som e fotos pelo ar. Ainvenção, porém, ainda não tinha o formato como conhecemos hoje porque transmitia somente sinais. A transmissão de voz só ocorreu em 1921 e foi introduzida às ondas curtas em 1922.

A história do rádio no brasil em 1901 passa pelo Roberto Landell de Moura
Padre

- segundo registros jornalísticos, foi o primeiro a transmitir vozes por ondas magnéticas. Ele conseguiu as patentes do transmissor de ondas, do telefone sem fio e do telegrafo sem fio.

Em 07 de setembro de 1922 no centenário da independência do brasil a primeira transmissão radiofônica foi registrada oficial em nosso pais, alguns empresários norte-americanos trouxeram a tecnologia da radio difusão transmitindo o discurso do então presidente  Epitácio Pessoa 

Vários receptores foram instalados, algumas dezenas de pessoas conseguiram ouvir a audição e acordes de guarani que estava sendo encenado no teatro municipal . 
7 meses depois o professor Roquette-Pinto e Henrique Charles Morize inauguravao a primeira radio do brasil a sociedade do rio de janeiro. 
No final dos anos 20 o radio ainda erra uma atividade amadora, os noticiários erram copiados dos jornais. O futebol naquela não podia ser transmitido por medo dos estúdios ficarem vazios .

Em 1932 o presidente Getúlio Vargas autoriza a liberação dos anúncios e com isso as rádios recebem verbas publicitarias. Também em 32 o radio começou a ser descoberto como mobilização popular, o primeiro exemplo de que ele podia fazer aconteceu na revolução paulista com os boletins de César Ladeira sobre o fato. 

Um fenômeno aconteceu também em 32 o programa a hora da ginástica , esse programa ficou no ar de 1932 a 1983 diariamente as 06:00 da manha. Ele era apresentado pelo professor de educação física oswaldo diniz Magalhães ele foi muito  famoso e espetacular que ganhou ate uma estátua.

Em 1934 o presidente Getúlio Vargas cria a hoa do brasil o radio, um programa feito para fazer a propaganda do seu governo de 1934 a 1972 foi levado ao ar de a hora do brasil, que hoje e conhecido como a voz do brasil e o de maior duração no rádio brasileiro segundo o guines book.

Em 1936 e criada a radio nacional ela e considerada o marco de transformação no radio brasileiro, alem de grandes comunicadores ajudou a alavancar a música popular brasileira. 

Com isso grandes marchinhas foram criadas e o carnaval daquela época era motivado pela radio. 
MUSICAS como o seu cabelo não mexe e cidade maravilhosa ficaram famosas através do rádio.
Nos anos 40 começa a briga pela audiência com programas de auditórios, rádio novelas e nascem também os grandes ídolos do radio. 

A história da rádio no Brasil iniciada em 1901 é um importante capítulo da evolução da comunicação no país. Desde as primeiras experiências até a popularização do meio de comunicação, muitas mudanças ocorreram, como a regulamentação e a consolidação do rádio como meio de entretenimento e informação. Mesmo com o advento da televisão e a popularização da internet, a rádio se mantém como um importante veículo de comunicação e entretenimento.



 






Nenhum comentário:

Postar um comentário