segunda-feira, 8 de maio de 2023

Atividade: Aula 1/Grupo 1: O contexto histórico da vinda da família real no Brasil.

 

O contexto histórico da vinda da família real no Brasil

Sobre o impacto da prensa tipográfica para a comunicação e o início da Publicidade Brasileira através dos jornais.




 Influência da Família Real no início da Tipografia

A presença da Corte no Rio de Janeiro obrigou o Brasil a modernizar-se. Em pouco tempo, a colônia atrasada, onde não era permitido qualquer tipo de impressão por ordem do Rei, passou ser sede do reino. 



A partir da necessidade de a Corte comunicar-se com os súditos, D. João VI criou a Impressão Régia. A primeira tipografia brasileira publicou alguns livros e decretos até que, em 10 de Setembro de 1808, lançou a Gazeta do Rio de Janeiro. O jornal publicava atos do governo, notícias sobre a Europa traduzidas de jornais portugueses e ingleses, e notas sobre o cotidiano da cidade.




 Em agosto do mesmo ano, já circulava de forma clandestina no Rio o Correio Braziliense, escrito pelo jornalista Hipólito da Costa, em Londres. A publicação pretendia distribuir no Brasil e em Portugal as ideias que circulavam na Europa. Os dois jornais atuavam em planos diferentes, mas eram complementares.




 Como a imprensa mudou o Brasil

A imprensa trouxe ar para aquele ambiente sufocado pela censura. A imprensa trouxe ideias, aproximou o país do mundo, estimulou as ciências e a cultura’, disse Alberto Dines no editorial  ‘O nosso país é uma criação de uma prensa tipográfica. Isso não pode ser esquecido.’

 

Gazeta teria captado a efervescência das mudanças econômicas, culturais e educativas e também no perfil da venda de produtos de consumo. Na opinião da historiadora, por intermédio dos anúncios desfilaram pelo jornal diversas ‘fisionomias’, oferecendo itens até então raros na colônia, como aulas de dança, equitação e pintura com mestres estrangeiros.



 Primeira Agência de Publicidade

No Brasil, a publicidade como a conhecemos só começou mesmo após a segunda metade do século 19, quando o país já era independente de Portugal. Os primeiros anúncios em jornais surgiram nessa época.
A primeira agência de publicidade brasileira, a Ecléctica, só foi fundada em 1913.

Em 1913 instala-se a Ecléctica, a primeira agência de propaganda do Brasil. Na sua fundação foram contratados escritores e artistas para preparar os textos e ilustrações dos anúncios.





O primeiro prelo instalado no Brasil chegou ao país em Março de 1808. O príncipe regente D. João VI toma conhecimento do material e manda instalar a Impressão Régia, em 13 de maio do mesmo ano.
- A Impressão Régia também imprimiu documentos, obras literárias e textos políticos. Além de estimular a circulação de ideias, a Impressão Régia imprimiu material didático para a formação dos alunos dos primeiros cursos superiores do país.
- A Impressão Régia era o único órgão que publicava os atos e decretos do governo.


Jornais Regionais

Criado por Jacob Holzmann em 1907, “O Progresso” (Ponta Grande - Paraná)

Lançado em 1º de Junho de 1866, o Diario de Minas é considerado o primeiro jornal informativo da província de Minas Gerais.


A Província de São Paulo - 1875 (Primeiro jornal de São Paulo).



Autores: Barbara Sales e Eduarda Aparecida.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário