segunda-feira, 8 de maio de 2023

Aula 1 - Grupo 8 - Evolução tecnológica de impressão das primeiras revistas, destinadas às mulheres e crianças.


Alunos: Carlos, Bruno, Adria e Giselly

Evolução tecnológica de impressão das primeiras revistas, destinadas às mulheres e crianças.

A história das primeiras revistas destinadas a mulheres e crianças está intimamente ligada à evolução tecnológica de impressão. No Brasil, a produção de revistas para esses públicos começou no século XIX, com o aumento do acesso à leitura e o desenvolvimento de técnicas de impressão que permitiam a produção em massa de publicações.

Entre as primeiras revistas brasileiras destinadas a mulheres e crianças, destacam-se "O Espelho Diamantino", lançado em 1833, e "O Ateneu", lançado em 1880. Essas publicações traziam conteúdos variados, como histórias, poesias, receitas culinárias, dicas de moda e beleza, além de anúncios de lojas e produtos.







No final do século XIX e início do século XX, surgiram outras revistas destinadas a mulheres, como "A Vida Moderna" e "A Cigarra", que se tornaram populares em todo o país. Essas publicações traziam conteúdos mais sofisticados, como reportagens sobre arte, moda e cultura, além de anúncios de perfumes, tecidos e joias.











 






Regionalmente, as revistas também tiveram um papel importante na divulgação da moda e das tendências locais. Por exemplo, a revista "A Cigarra" destacava em suas páginas a moda paulista, enquanto a revista "A Semana", publicada em Recife, trazia informações sobre a moda nordestina.



Em resumo, a evolução tecnológica de impressão permitiu a produção em massa de revistas destinadas a mulheres e crianças, com ilustrações cada vez mais sofisticadas e anúncios de moda, lojas, perfumes e tecidos cada vez mais bem feitos. A produção de revistas teve um papel importante na divulgação das tendências locais e na construção de um imaginário sobre a moda e a cultura.












Referências Bibliográficas

    FONSECA, Edson Nery da. História da imprensa no Brasil. São Paulo: Editora UNESP, 2011.

MORAES, Márcia. Moda ilustrada: imprensa, imagem e representações da moda no Brasil (1822-1930). São Paulo: Annablume, 2002.
    RIBEIRO, Ana Paula Goulart. Imprensa feminina no Brasil do século XIX. In: LIMA, Solange (org.). Imprensa feminina no Brasil do século XIX. São Paulo: Editora Unesp, 2009.
    SILVA, José Augusto da. A imprensa brasileira no século XIX. São Paulo: Contexto, 2008.
    FERREIRA, Georgina. Entre o espelho e o ateneu: a mulher na imprensa periódica brasileira do século XIX. In: LIMA, Solange (org.). Imprensa feminina no Brasil do século XIX. São Paulo: Editora Unesp, 2009.

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