terça-feira, 6 de junho de 2023

AULA 4 - SKOL e suas propagandas no século XX e XXI - Por Maria Clara Mendes, José Carlos e Millena Domiciano

 A Skol é uma marca de cerveja bastante conhecida e popular no Brasil e em outros países ao redor do mundo. A história da marca remonta ao ano de 1914, quando a Cervejaria Antárctica, localizada em São Paulo, foi fundada por um grupo de empresários brasileiros e noruegueses.

No entanto, foi somente em 1964 que a Skol foi lançada no mercado brasileiro. A cerveja foi desenvolvida como uma alternativa mais leve e refrescante para o paladar brasileiro, que na época estava acostumado com cervejas mais encorpadas. A palavra "Skol" tem origem na língua nórdica antiga e significa "brinde" ou "saúde".



A estratégia de marketing da Skol foi inovadora para a época. A marca investiu em campanhas publicitárias criativas e ousadas, com slogans marcantes como "A cerveja que desce redondo". Essas campanhas ajudaram a posicionar a Skol como uma cerveja jovem, moderna e descontraída, associada a momentos de celebração e diversão.

Ainda no século XX, a marca decidiu investir em comerciais apelativos, com mulheres praticamentes seminuas em propagandas que despertassem o interesse predominantemente masculino para que assim as vendas aumentassem, e essa estratégia permaneceu trazendo resultados por um bom tempo.




Ao longo dos anos, a Skol continuou a evoluir sua estratégia de marketing e expandir sua linha de produtos, lançando versões como a Skol Beats e a Skol Ultra, voltadas para públicos específicos. Além disso, a marca tem se engajado em iniciativas sustentáveis, buscando reduzir seu impacto ambiental e promover a reciclagem de embalagens.

Atualmente, a Skol é uma das marcas de cerveja mais consumidas no Brasil e em diversos países ao redor do mundo. Sua história é marcada por uma abordagem inovadora, campanhas publicitárias memoráveis e uma forte conexão com o público jovem, mas dessa vez seus conteúdos visando respeitar o código de ética do CONAR, não trabalham mais com conteúdos apelativos e machistas, segue abaixo um exemplo de uma das propagandas no século XXI da marca.




Alunos: Maria Clara Mendes, José Carlos e Millena Domiciano

Nenhum comentário:

Postar um comentário