domingo, 11 de junho de 2023

Aula 04 : Propaganda elma chips/ Larissa, Thais e Marcela

 


PROPAGANDA DE 1999 


A Elma Chips é uma empresa brasileira do ramo de alimentação, cuja principal unidade fabril é localizada na cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná. A empresa é administrada pela Frito-Lay, subsidiária do ramo de salgados do grupo americano Pepsico que engloba, entre outras marcas, os refrigerantes Pepsi.Indústria e Comércio American Potato Chips Ltda.: empresa alimentícia localizada no bairro do Ipiranga, na capital paulista, especializada em batatas fritas tipo chips, que era de propriedade de um português.com Eugen Wagner e Maria Unger com Viktor Unger, recém chegados ao Brasil e morando em Curitiba, começaram a vender os salgadinhos Pretzel, de porta em porta ou no maior supermercadista da cidade, nesta época, o Mercadorama, para complementar a renda das famílias. O produto era fabricado artesanalmente no forno caseiro dos casais, que eram vizinhos no bairro Bom Retiro. A receita usada era do Brezel (similar ao Bretzel), muito tradicional na região de Schwarzwald, que foi enviada por um familiar que trabalhava em uma fábrica de snacks na Alemanha. O produto, aportuguesado de pretzel, cuja receita era muito simples, levando trigo, água e sal grosso, caiu no gosto dos consumidores. Em 1962, foi inaugurado a Padaria e Confeitaria Elma (ELMA, abreviatura do nome das irmãs Elfriede e Maria no bairro Xaxim. Com praticamente os mesmos ingredientes do Pretzel, a Confeitaria Elma lançou, em 1962, os palitinhos crocantes cobertos com sal grosso batizados de Stiksy.O sucesso do Stiksy ampliou a fabricação do produto em 40 toneladas/ano e vendidos para todo o estado do Paraná, além dos estados de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. Entre 1964 e 1965, a empresa construiu uma nova unidade fabril, ainda em Curitiba, só que agora no bairro Boqueirão.Com altos e baixos na economia brasileira e, consequentemente, nas finanças da empresa, no início da década de 1970 a ELMA já produzida 200 toneladas/ano e vendia para todo os estados do Sul do Brasil, além do eixo Rio-São Paulo (já com a denominação Elma Produtos Alimentícios. Nesta época foi lançado um novo produto, o salgadinho empacotado Pingo D’Ouro.


Fusão

Em 1974, a PepsiCo adquiriu e uniu as duas empresas, nascendo a Elma Chips, com uma linha variada de produtos para diferentes tipos de consumidores. A marca se tornou conhecida com seu slogan: “É impossível comer um só”.


A empresa lançou o Baconzitos, um de seus sucessos, em 1974, acompanhado do Stiksy (que já era produzido artesanalmente desde 1962. Em 1976, introduziu no Brasil o salgadinho Cheetos na versão original, depois vieram o Fandangos original no sabor milho (1980), o salgado Cebolitos (1978), a batata Ruffles em 1986 e o Doritos. Em 1982 foram lançados os sabores Queijo e Presunto do salgadinho Fandangos. Em 2004, introduziu a linha Sensações, uma batata mais fina e condimentada.


Linha de produtos

Baconzitos (1974)

Stiksy (1962 da ELMA, empresa precursora)[1]

Cheetos; Bola, Tubo e Tradicional (1977). Depois de 1986, permanece somente no formato original, retornando o Bola, Tubo e novidades: Estrela, Meia-Lua e Ondas, no sabor requeijão, em 1998. Atualmente, estão a venda as versões Lua, Onda e Tubo (relançado em 2010)

Cebolitos: 1978, até início dos anos 1990. Retornou ao mercado em 2000

Fandangos (1980); sabores queijo e presunto (feitos de milho), além de sabores esporádicos, de edições limitadas

Zambinos (1982); sabor pizza, de formato arredondado, lembrando uma mini-pizza (saiu de linha nos anos 90, retornando em 2004, porém devido a baixas vendas, descontinuado logo em seguida. Retornou mais uma vez em 2021)

Lay's (1984, retornando em 2013); sabor original, saiu do mercado. Atualmente a marca batiza batata-palha. Relançada no mercado brasileiro em 2013 devido a pedidos, distribuídas em pontos de vendas de SP e RJ as batatas Lay's sabores Clássica, Sour Cream e Picanha, esta última adaptada para o mercado brasileiro, disponível nos tamanhos 33 g e 90 g. Disponível para todo o Brasil desde de janeiro de 2014

Doritos (1985); sabores Original, Pizza (saiu do mercado), Queijo Nacho, Dippas, Sweet Chili e Late Night (sabor Cheeseburger), este último em edição limitada. Em 2012, introduziu-se no mercado brasileiro o sabor Cool Ranch, já conhecido nos Estados Unidos. O sabor Sweet Chilli, originalmente uma edição limitada, acabou consolidando-se entre os sabores regulares

Ruffles (1986); sabores: tradicional, cebola e salsa e churrasco, além de sabores esporádicos, de edições limitadas

Pingo d'Ouro (década de 1970, da ELMA, empresa precursora; sabores toicinho defumado (‘bacon’) e picanha grelhada, sendo este último lançado em 2002. Já teve sabores de pizza e de frango grelhado

Sensações (2004); sabores frango grelhado e peito de peru

Sensações Fit; sabores ervas finas e toque de azeite e sal

Sensações ao Forno; sabores original

Stax (2006); sabores original, cheddar, creme azedo & cebola (‘sour cream & onion’) e pimenta tailandesa

Na Mesa (2007); batata palha, sabores tradicional, salsinha e cebola e toque de pimenta

Opa! (2008); sabores ovinhos de amendoim, sabores: camarão, pizza

De Montão (2011): um salgado com Ruffles, Doritos e Baconzitos juntos em uma só embalagem. Em outra versão, juntou Ruffles, Fandangos e Cebolitos

Pipoca Poffets (1995): pipoca salgada pronta, nos sabores natural e queijo. Saiu de linha em 1996, devido à baixa procura

Pegaditos (1993-1994): salgadinho em forma de pegadas de dinossauro, o salgadinho foi lançado em conjunto de uma promoção conhecida como Gibi Sauros, que consistiam em um gibi publicado pela Editora Globo (saiu de linha depois de pouco tempo)

Becão e Bicão (1994): um par de salgadinhos em forma de ossinhos, nos sabores queijo e presunto. Foram feitos em parceria com Ayrton Senna, estampando dois dos personagens dos quadrinhos do Senninha. Saiu de linha em pouco tempo, após a morte do piloto no mesmo ano de lançamento do salgadinho.



Propaganda 2023:  Em 2023 eles usaram uma abordagem mais tecnologia e jovial conversando melhor com seu público jovem, ligando a marca aos games. 

https://youtu.be/5OK47in0rE0 propagando tazos 

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