terça-feira, 23 de maio de 2023

Aula 2 (Rádio)- Contexto histórico e político da descoberta do rádio, essencialmente as primeiras transmissões de rádio no Brasil (Por Geysse, Jhennifer e Letícia Vitória)

 O brasileiro Roberto Landell de Moura, um padre gaúcho, supostamente realizou transmissões de rádio em 1893 (dois anos antes de Marconi) e também realizou a primeira transmissão de voz humana no Brasil em 1899


O rádio nasceu no Brasil, oficialmente, em 7 de setembro de 1922, nas comemorações do centenário da Independência do país, com a transmissão, à distância e sem fios, da fala  do presidente Epitácio Pessoa na inauguração da radiotelefonia brasileira e alguns trechos da Ópera O Guarany, de Carlos Gomes.


No dia 20 de abril, é fundada a primeira emissora brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro  (PRA-2.), hoje denominada Rádio MEC, criada para atuar sem fins comerciais.



No entanto, a rádio só começou a operar, em 30 de abril de 1923, com um transmissor doado pela Casa Pekan, de Buenos Aires.


Em dois anos (1923- 1924) eram muitas as emissoras em operação. No Rio Grande do Sul, a Sociedade Rádio Pelotense, de Pelotas, e em Porto Alegre, a Rádio Sociedade Gaúcha, que até hoje se proclama a pioneira no Sul do país.  Em Minas Gerais, a Rádio Clube Belo Horizonte,  com um potente transmissor de 500 watts; em Curitiba, a Rádio Clube Paranaense;  em São Paulo, mais uma,  a Rádio Clube São Paulo e a primeira emissora do interior, a Rádio Clube Ribeirão Preto. A partir daí, surgiram emissoras de rádio por todo o Brasil, como a Rádio Clube do Pará, no extremo Norte, e as fronteiriças do Rio Grande do Sul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário