segunda-feira, 5 de junho de 2023

Aula 4 - Grupo 5 : Danoninho - propaganda do séc. XX e XXI

Danoninho - propaganda do séc. XX e XXI

       A Danone é uma marca francesa, e o Danoninho foi criado na França em 1967, com o nome original de "Danino", mas começou a fabricar o produto no Brasil em 1973, e o batizou de “Danoninho” porque concluiu que seu público alvo, as crianças, se identificavam com palavras no diminutivo, além de ser a forma com que elas geralmente se comunicam ao iniciar o desenvolvimento da fala, fazendo com que, desde muito cedo, já saibam a pronuncia do produto e ele se torne cada vez mais conhecido. Desde então o iogurte é um sucesso nacional e está presente na rotina alimentar de quase todas as crianças brasileiras, além das suas marcantes propagandas, o que contribuiu bastante para se tornar ainda mais difundido. Uma curiosidade é que, apesar de ser conhecido por ser um iogurte, o Danoninho é um quejo fresco não maturado, conhecido como petit suisse, com vitaminas e polpa de frutas.





  • Propaganda Concurso Mágico Danoninho (1986)

       O comercial foi exibido em março de 1986 e além de apresentar o produto, falava sobre um concurso do Danoninho com premiação para os vencedores, entre os prêmios estavam incluídos automóveis, mini bugs e carros de brinquedo, juntamente dos álbuns e figurinhas grátis que acompanhavam as bandejas do produto. Tal estratégia é a de Marketing Promocional, que visa fidelizar os clientes ao oferecer brindes e prêmios ao consumidor. o concurso mágico Danoninho ficou muito conhecido pelas crianças e resultou em um sucesso na época.



Danoninho - Queijo tipo "queijo petit suisse"


  • Propaganda Danoninho Ice (2008)

       O Danoninho Ice foi certamente um grande sucesso do mercado brasileiro, conhecido por todas as crianças da época e gerando desejo e curiosidade de experimentar o famoso Danoninho, mas em forma de sorvete. A proposta era justamente promover uma nova forma de se comer o Danoninho no verão, de uma forma divertida para as crianças. A propaganda era ambientada em um local com neve, onde as crianças preparavam seu danoninho ice no "congelador", que era o lado de fora do iglu onde estavam.



Danoninho Ice - Volta ao mundo


       Apesar de serem de épocas bem distantes, podemos perceber algumas semelhanças nas duas propagandas apresentadas, uma delas é o uso da criatividade como forma de incentivar uma experiência que vai além de apenas se alimentar. A primeira, de 1986, mostra o concurso onde você ganha brindes como as figurinhas, e também prêmios, tudo isso atrelado à compra do produto.
       A segunda, de 2008, também apresenta um produto muito interativo e que leva as crianças a fazerem uma atividade muito divertida, que é colocar os palitinhos personalizados no danoninho, colocar no congelador e ingerir em forma de picolé, totalmente inovador e diferente da forma comum de se comer. O Danoninho, é, portanto, um produto que visa a diversão e aproveita disso para incentivar as crianças a saírem da rotina, e comer um simples danoninho de uma forma muito mais especial.


  • Posicionamento da marca em relação ao produto anunciado

       O Danoninho, desde sua inserção no mercado brasileiro, se tornou um alimento muito comum para as crianças, e o posicionamento principal da Danone em relação a ele era o de promover uma alimentação saudável com diversos nutrientes para a dieta das crianças, por isso foi o primeiro petit a adicionar cálcio, ferro e zinco em sua formulação, e trazer sabores diferentes, para que, além de saboroso, se tornasse um alimento nutritivo. Tal preocupação se comprova pelo slogan "Danoninho vale por um bifinho", de 1979, onde a campanha mostrava que o produto era saudável e insinuava que um pote de danoninho continha o mesmo conteúdo nutricional de um pedaço de carne de 180 gramas.




  • Posicionamento da marca com o público (relação ética)
 
      Apesar de ser um produto muito querido pelos brasileiros, o Danoninho nem sempre apresentava propagandas éticas e com informações reais, um exemplo disso é a do "Danoninho vale por bifinho", onde a veracidade das informações apresentadas foi contestada pelo Conar e por diversos nutricionistas, pois afirmavam que o único ponto de equivalência nutricional entre a carne e o danoninho era a quantidade de calorias. Por esse motivo, o slogan deixou de ser utilizado nas propagandas do Danoninho de anos seguintes. Em contrapartida, a marca sempre se preocupou em realmente adicionar nutrientes nos produtos, além da fórmula do Danoninho ter mudado muito nos últimos 10 anos, agora, ele contém 30% menos açúcar e usa corantes naturais em vez de artificiais, por esse motivo ele é menos rosa do que antigamente.


  • Posicionamento do público em relação à marca

       Por ser um alimento nacionalmente conhecido e os potes de danoninho estarem presentes em quase todos os mercados brasileiros, é inegável o espaço que a marca ocupou no cenário brasileiro, todas as crianças conhecem o danoninho e pedem para suas mães em idas ao supermercado. A marca, por sua vez, investe muito na relação com o público, e por isso criou o mascote que hoje é símbolo do Danoninho, o dinossauro Dino, que foi criado no México em 1994 e chegou ao Brasil em 2002. Seu visual já mudou algumas vezes nos últimos anos, mas sua intenção continua a mesma: levar às crianças a ideia de diversão. O personagem até se tornou protagonista de uma animação levada ao ar pela Disney. O sucesso é tamanho que somente o Brasil é responsável por 20% do consumo mundial de produtos da Danone, e o Danoninho é um dos maiores culpados disso, juntamente com o Danette.








Autores: Beatriz Marques, Daniel Farias, Danielle Araújo, Filipe Chaves, Lizandra Rodrigues e Maria Eduarda Lima.

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